ESG

SUSTENTABILIDADE,
ÉTICA
E TRANSPARÊNCIA

Nosso papel como marca vai muito além da produção de peças de vestuário. Acreditamos na importância de pensarmos no presente e no futuro a partir do mercado da moda e, por isso, estamos em constante evolução, aprimorando nossas políticas internas e boas práticas em torno da agenda ESG.

ESG

E - Environmental (Ambiental)
S - Social (Social)
G - Governance (Governança Corporativa)

A sigla em inglês ESG representa os pilares ambiental, social e governança corporativa nas empresas, que traduzimos na nossa Política de Sustentabilidade como moda mais limpa, justa, bela e ética, respectivamente.

Estatuto, Acordo e Políticas
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Saiba abaixo como a NV tem implementado iniciativas
e mapeado oportunidades

EMPRESA B CERTIFICADA

Em outubro de 2023, a NV e o SOMA, maior grupo de moda do Brasil do qual a marca faz parte, se tornou uma Empresa B. Essa certificação internacional reconheceu empresas líderes em termos de impacto positivo, levando em consideração 5 dimensões: Governança, Trabalhadores, Comunidade, Meio Ambiente e Clientes. As Empresas B buscam equilibrar propósito e lucro e se comprometem a gerar benefícios para além dos acionistas, incluindo todas as partes interessadas do negócio. No Brasil, menos de 30 empresas de moda possuem a certificação B e agora somos uma delas!

Para conquistar a certificação, aceleramos as iniciativas de sustentabilidade de acordo com a metodologia do Sistema B e estamos comprometidos em garantir a melhoria contínua para sermos uma empresa cada vez melhor para o mundo! 

Certificação B
  • Economia de baixo carbono

    Desde 2021, a NV avança na agenda de carbono.

    Isso significa que a marca, anualmente, realiza o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). Nele, são contabilizadas as emissões diretas e indiretas da marca, referentes por exemplo ao consumo de energia, compra de matéria-prima e transporte dos produtos da fábrica para as lojas ou casa das nossas clientes.

    Na sequência, a NV garante a compensação de 100% das emissões mapeadas por meio da parceria com a start up Jundu. Em 2022, foram 1.448 t CO2 compensadas, pela primeira vez, com créditos de carbono provenientes de restauro florestal, o equivalente ao plantio de aproximadamente 7 mil árvores. O investimento na compensação de emissões já ultrapassa R$ 72.396, 50 em projetos que contribuem para uma economia de baixo carbono.

    A meta pública do Grupo SOMA é atingir o Net Zero até 2050, por isso, a iniciativa de compensação faz parte da estratégia ambiental da marca e do corporativo, que paralelamente priorizam alternativas para reduzir as emissões e, assim, seu impacto no planeta.

    Este é ainda um movimento voluntário do mercado no Brasil, e por entendermos a urgência do combate às mudanças climáticas, as marcas do Grupo se colocam à frente dessa agenda.

  • Compensação de embalagens

    A NV se responsabiliza por compensar 100% das embalagens disponibilizadas pela marca no mercado, seja nas lojas ou compras online. Isso acontece pela parceria com a eureciclo, empresa que garante que a quantidade equivalente ao consumo de embalagens pela marca no ano seja reciclada em todo Brasil. Em 2022, cerca de 94 toneladas de materiais foram encaminhadas para centros de triagem.

  • Gestão responsável de resíduos

    Em fevereiro de 2022, foi implementada a coleta seletiva no Centro de Distribuição da NV, localizado no Espírito Santo. Desde então, cerca de 3,8 toneladas de papéis e plásticos foram encaminhadas para a reciclagem e os resíduos tiveram sua vida útil prolongada, poupando a extração de novos recursos naturais. No mesmo ano, em abril, também foi implementado o projeto para a reutilização das caixas de papelão que vão para as lojas da marca e, a partir de então, reduzimos pelo menos em 60% o uso de papelão no CD.

  • Matéria prima responsável

    O Crepe Patou, nosso principal tecido da linha de alfaiataria, a mais vendida da NV, é considerada uma matéria prima responsável e com baixo impacto ambiental. Com composição mista de acetato e viscose, essas fibras artificiais de origem natural, renováveis e biodegradáveis apresentam duas certificações com credibilidade no mercado: Forest Stewardship Council (FSC®) e OEKO-TEX®.

    A primeira delas garante que a origem de matéria-prima é proveniente do manejo sustentável de áreas de reflorestamento ou exclusivas de cultivo. Já a segunda, indica que os produtos químicos utilizados na produção do tecido não são tóxicos para o meio ambiente e para as pessoas.

ESG: É sobre gente!

Nós entendemos a multidisciplinaridade da pauta e, por isso, envolvemos áreas como Sustentabilidade, Compliance e Jurídico na capacitação, definição de estratégias e ações relacionadas à agenda social.

A Política e a Cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão são documentos com as diretrizes que devem pautar todas as nossas relações, e foram baseadas nos Princípios dos Direitos Humanos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nelas, são encontrados os valores e comportamentos recomendados pela empresa para garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. 

Além deles, também temos o Código de Ética e Conduta e usamos os resultados de nossas pesquisas de demografia e avaliações internas, como o Censo de Diversidade e Canal de Ética, para melhorar nossas práticas de gestão e cultura pautadas no respeito à liberdade e às diferenças entre os indivíduos. Esse cuidado também se reflete para fora, com a nossa cadeia de valor.

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Acesse o nosso Relatório Anual de 2022 onde comunicamos com transparência o nossos desempenho financeiro e avanços nas pautas de sustentabilidade

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